Paula Pimenta escritora para jovens




“Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte – MG. Desde criança apresentou aptidão para a escrita e por esse motivo prestou vestibular para Jornalismo, embora tenha transferido para Publicidade, após dois anos, curso no qual se formou na PUC Minas. Como publicitária, trabalhou na Rede Minas, como produtora do programa Brasil das Gerais e como assessora de marketing no Minas centro. Estudou também Música na UEMG, deu aulas de violão e técnica vocal por vários anos e é compositora.



Sua carreira de escritora começou em 2001, com o lançamento do livro de poemas “Confissão”, mas ficou realmente conhecida do grande público em 2008, quando lançou “Fazendo meu filme 1” pela editora Gutenberg. Lançou “Fazendo meu filme 2” em 2009 e “Fazendo meu filme 3” em 2010, que, assim como o primeiro, são grandes sucessos juvenis. O quarto livro da série – “Fazendo meu filme 4” – acaba de ser lançado. Em 2011 lançou o primeiro livro de uma nova série, “Minha vida fora de série”. Em 2012 lançará ainda o livro “Apaixonada por palavras”, uma coletânea de crônicas da autora.”




Obras Publicadas
2001 – Confissão (poemas)
2008 – Fazendo meu Filme 1 – A Estreia de Fani
2009 – Fazendo meu Filme 2 – Fani na Terra da Rainha
2010 – Fazendo meu Filme 3 – O Roteiro Inesperado de Fani
2011 – Minha Vida Fora de Série – 1ª temporada
2012 – Fazendo meu filme 4 – Fani em busca do final feliz
2012 – Apaixonada por Palavras (crônicas)
2012 – O Diário da Fani
2013 – Minha Vida Fora de Série – 2ª temporada
2014 – Princesa Adormecida
2014 – Fazendo meu filme em quadrinhos – Antes do filme começar.

Resenha sobre o livro Confissão:


Sinopse:  
Sinopse: O livro de poemas Confissão marcou a estreia de Paula Pimenta como escritora. Lançado em 2001, ele agora recebe uma nova edição pela editora Gutenberg, ampliada e revisada.
 
“Não sem antes levar o meu olhar
Capturado pelo seu
Foi embora, me esqueceu
E eu fiquei só, no lugar

Imaginando o que falar
Enfrentando dias chatos
Ensaiando os meus atos
Desejando te desvendar

Mas você tinha que faltar
Deixar minha vida tão suspensa
Sem saber onde procurar

Tudo o que resta é sonhar
E a angustia, insistente e imensa,
Convencida a te esperar”
(Sonetinho à semana vazia – Paula Pimenta)
Impossível não se emocionar com as palavras de Paula Pimenta. Com simplicidade, ela coloca cada palavra cuidadosamente no seu lugar, nos proporcionando poemas doces e cativantes.
Paula dedica o livro a todos aqueles que a fizeram amar e sofrer, mesmo sem saber, em algum tempo de sua vida e que serviram de inspiração para escrever seus poemas com todos seus sentimentos. Ela explica que esse livro foi lançado pela primeira vez em 2001, antes de imaginar que iria um dia se tornar escritora. Foi uma tiragem pequena, resultado de um “pai-trocínio” e que logo se esgotou. Relata que, ainda adolescente, escrevia os poemas nas últimas páginas de seu caderno ainda no colégio, já usando as palavras para escoar o que sentia. Depois dos poemas, vieram as crônicas e, por fim, os romances, como o sucesso Fazendo meu filme, série de livros que a tornou uma escritora de reconhecida em todo país.
O livro traz também uma seleção de poemas que foram escritos especialmente para o personagem Rodrigo do seu romance Minha vida fora de série.
À medida que ia lendo o livro, dava para identificar, inclusive, o amadurecimento da autora durante o passar dos anos. Percebe-se alguns poeminhas bem bobinhos, típica coisa de menina em estado de paixonite aguda, e outros já carregados de sentimentos e significado. Mostram sua evolução como pessoa, mulher e como escritora. Mesmo quem não goste de ler poesia, vai se encantar com cada palavra. Não é nada daqueles poemas em que se precisa fazer um enorme exercício mental para interpretar. São singelos, fáceis e doces. Eu gostei mais de alguns como, por exemplo, “Inversamente Proporcionais”, ou mesmo “Terças-feiras”, que tem as continuações “Terças-feiras parte 2″ e “Terças-feiras parte 3″, e que me deixaram super curiosa para saber mais, querendo a parte 4, parte 5, parte 6…
Não posso deixar de comentar a parte física desse livro. É perfeito! A capa é linda, delicada, charmosa. Só por ela já dá para se apaixonar. E o trabalho gráfico do interior é perfeito, cheio de ilustrações de acordo com cada poema, dando um toque de pura beleza. O livro é impresso em papel couché fosco, dando uma textura diferente à folha e até um cheirinho diferente ao livro (me peguei várias vezes cheirando o livro. Tudo bem que faço isso com todos, mas esse superou!).
É um livro super rápido de ler e muito fácil de encantar. Como minha mãe disse: “A Paula mostra que não é preciso ser nenhum Carlos Drummond de Andrade para escrever”. E escrever maravilhosamente bem, diga-se de passagem. E por isso ela anda inspirando e emocionando tantos jovens país afora. Enfim, foi um ótimo livro para conhecer um pouco mais sobre a autora Paula Pimenta e seu talento.

Resenha das 3 temporadas do livro:Minha vida fora de serie.


Sinopse MVFS 1: Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar e sim as pessoas que vivem nele. E que, além da nova cidade, há algo mais importante a se conhecer: ela mesma. Quem gosta da série “Fazendo meu filme” não pode perder o livro de estreia dessa nova série de Paula Pimenta. Situado no mesmo universo ficcional, temos a oportunidade de acompanhar alguns dos nossos já adorados personagens, três anos antes da história de 'Fazendo meu filme” começar. Não perca a 1ª temporada da vida fora de série de Priscila.

"De repente, notei que ele também tinha me visto ... e estava parado, me olhando. Senti o meu coração disparar, e foi então que eu notei. Ele tinha estrelas nos olhos. E a lua crescente no sorriso ..."

Resenha: Em Minha Vida Fora de Série 1, conhecemos Priscila. Uma menina de 13 anos que após a separação dos seus pais, ela se muda de São Paulo para Belo Horizonte com sua mãe (cidade natal dela). Uma mudança que mexe muito com Priscila, fazendo a principio ela detestar a cidade.
Aos poucos ela vai se adaptando, criando amigas que vão ser muito importantes em sua vida, e até mesmo uma paquerinha. Mas que depois, acaba fazendo ela ter sua primeira "desilusão" amorosa.
Com esse fato, Priscila fica triste novamente e desanimada.
Até o seu primeiro dia de aula ... quando ela se vê, na frente de um menino encantador, tímido, e apaixonante, que mexerá de forma irreparável seu coração. Sim, estou falando do nosso lindoRodrigo.
E ai, que a história ganha vida, e fica completamente encantadora.

"Ela tem
Ela tem estrelas nos olhos
E a lua crescente no sorriso
Se eu fosse astronauta no seu céu
Eu iria ao paraíso
Ela tem o sol nos cabelos
E um caleidoscópio no rosto
O vermelho da sua boca
Eu quero tanto saber o gosto
Ela tem um jeito de fada
E um porte de princesa
Mas quando passa não enxerga
Que me deixa sem defesa
Ela tem sonhos secretos
E um corpo que vicia
Me tira o juízo e o sono
Me maltrata, me angustia
Ela tem tudo a seus pés
E consegue seja o que for
Eu não tenho mais que o desejo
De um dia ser seu amor. "







" Do seu lado, é como se o sol aparecesse mesmo nos 




Sinopse MVFS 2: Na 2ª temporada de 'Minha vida fora de série', Priscila agora está com 16 anos e começa a lidar com questões mais sérias que alguns adolescentes enfrentam: a proximidade do vestibular, amizades que parecem sólidas e que de repente se perdem, o aprendizado de que um namoro tem de ser constantemente cuidado para não se desgastar. Ela também descobre que atos sem pensar, que parecem estar esquecidos no passado, podem marcar irreversivelmente o presente.


dias nublados. "


Resenha: Em Minha Vida Fora de Série 2, vemos como anda a vida da Priscila alguns anos depois, após o termino do primeiro livro.
Agora ela está com 16 anos, e começa a enfrentar os problemas da vida de adolescente. Incluindo também um problema a mais, que aconteceu em sua viagem de 15 anos para a Disney com suas amigas de São Paulo.
Com esse acontecimento, o estudo (que agora ela está mais intenso por conta do vestibular), isso acaba afetando drasticamente em seu comportamento, e em seu relacionamento com Rodrigo (SPOILER: SIIIIIM ELES ESTÃO JUNTOS).
Quando as aulas voltam, e toda a rotina retorna, o relacionamento dos dois, que estava perfeito até então, fica mexido, e as prioridades mudam.
Rodrigo, também tem seu destaque na história, e vemos o lado de ambos no meio dessa vida mais complicada e turbulenta.
E será que o acontecimento na vida de Priscila nos seus 15 anos, irá mudar o relacionamento deles?


"Alguns episódios tristes são necessários para darmos valor aos felizes. Afinal, são todos eles somados que nos fazem crescer ... e que fazem a série da nossa vida valer a pena. "



Sinopse MVFS 3:
 Três anos se passaram desde a 2ª temporada de “Minha vida fora de série”. Priscila, agora com 19 anos, percebe que tem que deixar a adolescência para trás e começar a lidar com as responsabilidades da vida adulta: o namoro com Rodrigo, cada vez mais sério; o início da faculdade, que ela ainda tem dúvidas se escolheu a certa; as novidades na família, que mais uma vez transformam seu cotidiano. Mas, como nos seriados que tanto ama, ela também vai passar por muitas reviravoltas e confusões, e descobrir que alguns acontecimentos de episódios passados podem afetar os atuais. Não perca mais esta temporada imperdível da vida fora de série de Priscila.





" Essa é a graça de viver. A gente consegue se adaptar a tudo na vida. Cai e levante, aprende com o tombo e caminha outra vez ... Mas a cada uma dessas quedas a gente fica mais sábia, mais forte. "

Resenha: Em Minha Vida Fora de Série 3, a saga da Priscila continua, e agora ela está com 19 anos, e entra na fase mais difícil de sua vida: A vida adulta.
Ela acaba tendo que voltar para São Paulo para por conta de uma grande noticia, do qual ela sempre desejou. Mas com isso vem o grande problema: como ficar longe do seu grande amor? Nem ela, muito menos Rodrigo pensam que essa possibilidade de ficarem longe seja boa, então juntos eles tentam driblar essa distancia.
Com tudo isso, o namoro fica cada vez mais sério, e mesmo com as dificuldades da distancia, eles vêm que suas vidas estão diferentes, e um diferente muito melhor.
Maaaaaaas, como nas séries de TV, sempre que tudo esta bem, algo acontece e tudo muda. E isso acontece na vida da Pri.
Por conta de um acontecimento no passado, mas precisamente em seus 15 anos (do qual ela já tinha apagado de sua mente), ela vê toda sua felicidade desmoronando igual uma torre de cartas.
E é com isso, que a vida e o destino dela e também de Rodrigo, acabam mudando de uma forma drasticamente e surpreendente.







" Série da minha vida não foi interrompida, muito pelo contrário. Ela apenas teve um final de temporada dramático, mas ainda está longe de ser finalizada ... "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Dadaísmo no Brasil.

Movimento Pau-Brasil pelo olhar de Tarsila do Amaral

Cubismo no Brasil